O Câncer de Mama é uma doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células chamada de tumor.

A mama é composta, principalmente, por tecido gorduroso. Dentro dela, uma rede de lobos, formado por pequenos lóbulos, que abriga as glândulas produtoras de leite.

Pequenos ductos ligam-nas aos lóbulos e lobos para levarem o leite ao mamilo, localizado no centro da auréola. Cerca de 90% dos tumores de mama ocorrem nos ductos ou lobos.

O Câncer de Mama é o segundo mais frequente, no mundo, e mais comum entre as mulheres. Nos homens a incidência é pequena é pequena, não representa nem 1% dos casos.

O Câncer de Mama afeta a saúde e a autoestima das mulheres. Raro na faixa dos 20 anos, torna-se frequente acima dos 35 anos e, a partir daí, a taxa de incidência aumenta rápida e progressivamente. A menarca precoce (primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos) também constituem fatores de risco.

História familiar é ainda um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas da doença antes dos 50 anos.

O Câncer de Mama de caráter familiar corresponde a, aproximadamente, 10% do total de casos desse tipo de doença. A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.

Fonte: Centro de Oncologia Hospital Bandeirantes

Rozélis Ap. Lopes
CRF 10234
Fone: (11) 2965-7300
e-mail: rozelis@roselis.com.br