Dia lindo, sol maravilhoso, é tudo de bom! Mas para aproveitarmos isso de forma sadia é preciso tomar alguns cuidados.
Normalmente nos preocupamos mais com a pele, em ter um bronzeado perfeito, com isso não damos tanta importância para um órgão bem delicado: os olhos!
Proteja os Olhos contra o Sol, essa é a nossa dica, veja agora porque:
A exposição solar excessiva sem proteção nos olhos também podem causar doenças oculares como: Câncer, Pterígio, Olhos Secos, Conjuntivite, Lesões na Retina e também contribuir para o aparecimento de Catarata, já que o sol não provoca somente envelhecimento da pele, provoca também envelhecimento precoce nos olhos.
O uso do óculos escuros não devem ser vistos como uma tendência de moda ou algo desnecessário, muito pelo contrário, o óculos escuro desde que de boa qualidade e com proteção UVA e UVB devem ser os principais aliados dos olhos.
Vamos falar das principais doenças e seus sintomas causados pela falta de proteção:
- Câncer nos olhos: o mais comum é o melanoma de coroide, um tumor maligno que afeta diferente partes dos olhos, não é visível a olho nu, seu diagnóstico depende de exames.
- Catarata: o cristalino começa a ficar com uma membrana branca que progressivamente vai diminuindo a visão. Com a intensa exposição ao sol sem proteção aumenta a chances de ter catarata.
- Olhos Secos: ocorre pela diminuição da lágrima ou deficiência de algum de seus componentes, quando não tratado de forma adequada pode evoluir para uma lesão da superfície ocular.
- Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a parte da frente do globo ocular.
- Ceratite: inflamação que ocorre na córnea causada por microrganismos ou mesmo pela exposição ao sol ou até mesmo em cabines de bronzeamento.
Fonte: Revista em Condomínios – Vila Prudente/Jardim Avelino
Rozélis Ap. Lopes
CRF 10234
Fone: (11) 2965-7300
e-mail: rozelis@roselis.com.br