A Andiroba é uma árvore muito comum na Amazônia a Carapa guianensis, em idade adulta ela pode atingir cerca de 30 metros. O Óleo de Andiroba é extraído se suas robustas sementes e suas propriedades são reconhecidas pelo nosso Ministério da Sáude.
Antigamente os índios da região utilizavam muito a casca dessa árvore para fazer chás tanto para beber quanto para usar em suas peles. Seu chá era utilizado para o combate de febres e vermes, já o seu uso tópico era muito mais utilizado para combater picadas de insetos, tratamento de cabelo, queimaduras e etc.
Hoje em dia muitas indústrias utilizam mais o Óleo de Andiroba, que é extraído delicadamente das sementes de sua árvore. Seu óleo possui uma aplicação muito variada na pele, principalmente em cosméticos. Porém alguns estudos destacam o seu alto poder de cicatrização.
Este alto poder de cicatrização é muito interessante no tratamento de queimaduras leves e até para as mais graves esse é um dos principais benefícios do Óleo de Andiroba. Tratamentos de feridas que podem ter sido causadas por pequenos cortes, por pequenas cirurgias e até para quem tem Diabetes e possui nos pés rachaduras que são difíceis de tratar.
Um produto muito interessante que tem no mercado é o TEGUM, uma emulsão preparada pensando no nosso organismo. O Tegum não possui conservantes e o mais importante é composto pelo óleo de andiroba. O Tegum possui muitos estudos que relatam o seu uso no tratamento de queimaduras com óleo, do sol, para feridas de todos os tipos. Além disso hidrata a pele como nenhum outro produto.
Dra. Aline Fragoso
CRF 40.132
Fone: (11) 2965-7300
e.mail: farm.saocristovao@roselis.com.br