A Catarata é a opacificação do cristalino. O Cristalino é uma lente localizada atrás da pupila nos olhos e atua focalizando os raios de luz sobre a retina. Nas pessoas jovens o cristalino é elástico e muda de forma rapidamente.
Com o passar dos anos, com o envelhecimento e outros fatores eles podem fazer com que as proteínas localizadas nos nosso olhos formem grumos e áreas opacas no cristalino, ou seja a própria “doença” chamada Catarata.
Dependendo da localização e da densidade que se forma a Catarata, ela pode bloquear a passagem da luz pelo cristalino atrapalhar a visão deixando-a embaçada.
Os principais sintomas são: embaçamento da visão e visão dupla. A necessidade frequente de alterar o grau dos óculos também é indicio que a Catarata esta se instalando. Em alguns casos a sensibilidade à luz pode ser comprometida. Nos casos mais avançados a pupila que é escura fica bem esbranquiçada.
Mas o importante é sempre fazer uma visita periódica ao oftalmologista, já que os sintomas podem ser indícios de outros problemas na visão e não necessariamente Catarata.
Se o diagnóstico for realmente Catarata não significa que é irreversível, claro se não diagnosticado logo no inicio não como reverter o quadro, porém deve ser feito o tratamento correto e em alguns casos existe a necessidade de cirurgia.
Fonte: Sáude e Vida On line
https://www.youtube.com/watch?v=Ir6aqJSuOSc
Rozélis Ap. Lopes
CRF 10234
Fone: (11) 2965-7300
e-mail: rozelis@roselis.com.br