Doença do Humor? Será?

Irritabilidade, pensamentos negativos constantes, mau humor excessivo, baixa autoestima, isso é normal, quem já não se sentiu assim?

Mas o grande problema e o tempo de permanência desse tipo de comportamento, será que é normal?

Para este conjunto de sintomas da-se o nome de Distimia.

Devido ao estresse do dia a dia o numero de pessoas com transtornos emocionais cresce gradativamente  atingindo pessoas de qualquer idade e de classe social.

A distimia ou mais popularmente conhecida como Doença do Humor, surge de fatores genéticos ou ambientais. Pode aparecer em qualquer fase da vida, devido  perdas, questões afetivas, ritmo de vida acelerado, questões financeiras, entre outros.

Os sintomas são bem distintos! O paciente possui um elevado senso de autocrítica e comportamento depressivo, que por consequência prejudica sua vida social, afetiva e profissional. Pode ter também  alterações no sono, dificuldades para tomar decisões, enxerga somente o lado negativo das coisas.

Normalmente a pessoa se acha normal, esta é sua maneira de ser, com essa atitude fatalmente cai no isolamento social. A distimia não só atinge o paciente como os familiares e todas as pessoas do seu convívio.

É fundamental que a Doença do Humor seja diagnosticada precocemente, pois pessoas que a presentam os sintomas por mais de dois anos consecutivos podem estar com transtorno emocional.

Procure ajuda de um profissional  para aprender a lidar com as situações, e fazer o tratamento adequado. Esta doença requer acompanhamento, pois pode se transformar em um quadro de depressão profunda.

Temos a obrigação de nos proporcionar momentos felizes!! buscando sempre o equilíbrio emocional e espiritual.

Fonte: Revista Hospital São Cristovão Ano 93, Edição 929 Janeiro/2014

Rozélis Ap. Lopes

CRF 10234
Fone: (11) 2965-7300
e-mail: rozelis@roselis.com.br