Shantala é uma técnica de massagem indiana, que consiste em um momento diário entre a mãe e o bebê. Este movimento faz com que a mãe esteja sempre interagindo com o bebê proporcionando momentos de bem-estar.

A Shantala é uma massagem que a mãe deve fazer com movimentos e alongamentos repetitivos para relaxar e estimular a musculatura e articulações do seu bebê. A Shantala pode ser iniciada ainda na fase em que o bebê não tem domínio dos movimentos do corpo.

Para realizar a Shantala é necessário apenas algumas gotinhas  de óleo vegetal, para  deslizar as mão pelo corpinho do bebê e aprender os movimentos corretos para relaxar, eliminar gases, auxiliar nas cólicas e prisão de ventre .

Os movimentos da Shantala são sempre os mesmos o que muda são as repetições e a intensidade desses movimentos. Para que tenha um resultado mais relaxante, os movimentos devem ser feitos superficialmente e com delicadeza, já os movimentos mais profundos e mais rápidos são usados para estimular o bebê.

O número ideal de repetições são 3, podendo aumentar gradativamente em no máximo 10 vezes.

A melhor hora para aplicar a Shantala vai depender de cada bebê, a massagem deve ser aplicada antes dos horários que ele sente mais cólica, ou antes mesmo que ele fique irritado.

Passo-a-passo dos da Shantala:

1 – Sente-se com as pernas esticadas para frente e deite o bebê sobre elas. Esfregando uma mão na outra, para que as palmas fiquem aquecidas. Faça essa fricção com as mãos no alto da sua cabeça, para que a energia flua.

2 – Faça um triângulo com as mãos e leve até a altura do peito do bebê (sem tocá-lo com a distância de um palmo). Separe as mãos e vá contornando todo o corpinho da criança, sem tocá-la, e expire. A cada contorno terminado, chacoalhe as mãos (como se elas estivessem molhadas e você quisesse eliminar o excesso de água). Repita o procedimento por três vezes, mantendo a respiração.

3 – Passe o óleo em suas mãos e esfregue-as. Lembre-se de passar o óleo novamente, sempre que começar a massagear uma nova região (exceto o rosto do bebê).

4 – Com as mãos bem relaxadas e os dedos unidos, posicione-as no centro do peito do bebê. Deslize, horizontalmente, a mão esquerda até a axila de mesmo lado. Simultaneamente, faça o mesmo movimento à direita.

5 – Novamente, comece o movimento no centro do peito do bebê e, dessa vez, termine em cada um dos ombros dele.

6 – Começando o movimento pelo centro do peito da criança, suba uma mão de cada vez (formando um X), até o final do ombro. Deixe seus dedos chegarem embaixo da orelha dele. Sempre que a massagem for feita em movimentos alternados, inicie pelo lado esquerdo do bebê, que é o lado mais receptivo.

7 – Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o pulso do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o pulso, partindo do ombro. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade o movimento funciona como se o bracinho do bebê fosse uma corda, que você puxa para escalar uma parede.

8 – Faça um movimento de rosca com as duas mãos, iniciando pelo ombro e descendo até o pulso do bebê.

9 – Apoie a mão do bebê, com a palma virada para cima, em uma das suas mãos. Use o seu polegar da outra para massagear a mãozinha dele, partindo do pulso e chegando até a ponta dos dedinhos.

10 – Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por toda a mãozinha do bebê.

11 – Aperte delicadamente os dedinhos do bebê, um a um, começando pelo polegar.

12 – Faça um movimento com as suas mãos em concha, da base das costelas até o começo dos genitais dele. Essa técnica é ótima para aliviar as dores da cólica. Se as dores forem muito fortes, intensifique o movimento.

13 – Segure as perninhas para o alto e, com o ante-braço, coninue massageando a região abdominal. Repita o mesmo movimento com as mãos.

14 – Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o tornozelo do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o tornozelo, partindo da virilha. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade ao movimento, como no passo 7.

15 – Apoie o pé do bebê em uma das suas mãos. Com a outra, deslize o polegar, massageando a sola do pezinho.

16 – Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por todo o pé do bebê, tanto a sola como o peito.

17 – Aperte delicadamente os dedinhos do pé do bebê, um a um, começando pelo polegar.

Fonte: https://www.minhavida.com.br

Rozélis Ap. Lopes

CRF 10234
Fone: (11) 2965-7300
e-mail: rozelis@roselis.com.br